SESEST - Multidisciplinary Scientific Journal

LIVRO: Justiça Restaurativa no Estabelecimento Escolar

LIVRO: Justiça Restaurativa no Estabelecimento Escolar

Justiça Restaurativa no Estabelecimento Escolar
Autor: Jenuário Barbosa da Silva
Área de Conhecimento: Educação & Direito
ISBN:
DOI:

Vem crescendo em todo o mundo o estudo e o debate sobre os meios pacíficos e amigáveis de resolução, entre os quais se destaca a mediação. O debate sobre a utilização e a efetividade da mediação não se restringe apenas ao meio jurídico, pois é crescente a discussão sobre os benefícios por ela proporcionados quando desenvolvida nas escolas. O presente trabalho objetiva abordar pontos relevantes da mediação de conflitos escolares como instrumento de construção da cultura da paz.

Em um mundo onde as pessoas evitam o dialogo constantemente se envolvem em conflitos com intolerância aos seus pares, e em defesa de seus interesses ou para denegrir a imagem dos seus semelhantes, a paz surge como uma alternativa para tentar trazer um pouco de harmonia para a sociedade, devendo ser promovida como uma justiça restaurativa, alcançando o ponto crucial do desenvolvimento humano nas escolas.

Essa iniciativa tem por fim divulgar a ideia da cultura da paz, motivando os órgãos governamentais e a sociedade como um todo para o desenvolvimento de ações que busquem implementar projetos que desenvolvam a consciência como um conjunto de valores, comportamentos que rejeitam a violência, resolvendo os problemas dialogando entre os indivíduos na sociedade.

A proposta é a implementação da cultura da paz por meio da educação, restaurando conceitos com projetos na área educacional para promoção de valores, atitudes e comportamentos, com a inclusão dos meios de resolução pacífica de conflitos, construindo um consenso e ensinando administrar os conflitos surgidos entre os membros da instituição escolar, estimulando a paz e possibilitando que o conhecimento seja levado para além dos muros escolares, na comunidade em que vivem os alunos, professores e funcionários. É imprescindível, uma boa administração dos problemas para que a harmonia e o respeito estejam presentes no ambiente escolar e não interfiram no processo de ensino-aprendizagem.

SESEST - Multidisciplinary Scientific Journal

Envie sua Publicação!

Compartilhe suas descobertas

×