A presente pesquisa buscou investigar o lúdico como ferramenta pedagógica viável para o processo ensino-aprendizagem em sala de aula com alunos do ensino médio da escola estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos, situada em Boa Vista – Roraima. Tem como objetivo geral compreender a viabilidade e a importância da prática pedagógica mediada por meio de atividades lúdicas de modo a proporcionar aos alunos a construção e apropriação dos conhecimentos de modo integral. Nessa perspectiva o estudo se sustenta na fundamentação teórica da educação numa perspectiva histórico-social, destacando as práticas dos jogos lúdicos na sala de aula. Também se correlacionou a prática das atividades lúdicas com a produção interdisciplinar do conhecimento e o papel mediador do professor entre o aluno e suas aprendizagens. Assim, a investigação foi realizada no cenário real da sala de aula, configurando-se na observação participante. A pesquisa é de abordagem qualitativa tipo etnográfico e de observação participante. O Campo de observação ocorreu em três turmas do ensino médio: 1º ano, 2º ano e 3º ano. Constatou-se que os jogos lúdicos como instrumento mediador na prática pedagógica é uma ferramenta, motivadora e eficaz na atuação do professor e das aprendizagens significativas dos alunos.