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 HORTA ESCOLAR: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR UTILIZADA NUMA ESCOLA DA ZONA RURAL

 HORTA ESCOLAR: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR UTILIZADA NUMA ESCOLA DA ZONA RURAL

HORTA ESCOLAR: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR UTILIZADA NUMA ESCOLA DA ZONA RURAL

 

Antônia Maria Freitas Batista[1]

 

 

RESUMO: A educação ambiental, por meio da criação de uma horta escolar, tem sido apontada como uma prática pedagógica eficaz para o ensino e aprendizagem interdisciplinar, pois permite a integração de diversas áreas do conhecimento. Deste modo, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o cultivo de uma horta como ferramenta metodológica interdisciplinar numa escola da zona rural. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa, com procedimento de coleta de dados do tipo bibliográfico e de campo. Os resultados indicam que o cultivo de horta em escola da zona rural contribui significativamente para a formação cidadã dos estudantes, fortalecendo conceitos relacionados à sustentabilidade e responsabilidade social. Além disso, observou-se que esta estratégia pedagógica favorece o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais significativo e atrativo para os alunos.  Dessa forma, conclui-se que a criação de uma horta em ambiente escolar representa uma importante ferramenta interdisciplinar para o desenvolvimento educacional dos estudantes. Adicionalmente, sugere-se que iniciativas similares sejam adotadas em outros contextos educacionais, especialmente em áreas rurais, onde o contato direto com a natureza pode ser facilmente explorado.

 

PALAVRAS-CHAVES: Horta escolar. Educação ambiental. Interdisciplinaridade.

 

INTRODUÇÃO

 

A educação ambiental é uma prática pedagógica que tem como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância do meio ambiente, por meio de ações de proteção e preservação dos recursos naturais (Carvalho, 2018). Neste contexto, o cultivo de uma horta em uma escola da zona rural surge como uma valiosa ferramenta metodológica interdisciplinar para o ensino de Ciências Biológicas, podendo ser explorada com estudantes de diferentes faixas etárias, possibilitando uma aprendizagem significativa centrada na relação recíproca entre a teoria e a prática. 

Neste sentido, Martinez e Hlenka (2017), afirmam que o manejo do solo, o plantio das sementes, o cuidado com as plantas e a colheita dos alimentos são atividades práticas que facilitam a compreensão de conteúdos teóricos. Deste modo, a horta escolar possibilita ao aluno vivenciar os conteúdos adquiridos em sala de aula e compreender sua aplicabilidade no cotidiano.

Todavia, para que este recurso pedagógico seja efetivo torna-se necessário identificar as estratégias de aprendizagem que podem ser utilizadas no cultivo da horta escolar. Assim, a presente pesquisa propõe-se a responder ao seguinte questionamento: Quais estratégias de aprendizagem podem ser utilizadas como ferramenta interdisciplinar no cultivo de uma horta numa escola da zona rural? Como hipótese inicial desta pesquisa apresenta-se que o trabalho com hortas escolares permite integrar diferentes áreas do conhecimento, como por exemplo, Ciências, Matemática e Língua Portuguesa, além de proporcionar o contato direto dos alunos com a natureza, favorecendo a conscientização ambiental. 

Para responder à pergunta norteadora e confirmar a hipótese levantada, traçou-se como objetivo geral analisar o cultivo de uma horta como ferramenta metodológica numa escola da zona rural. E como objetivos específicos elencou-se: a) Discutir o conceito de horta escolar e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem; b) Identificar estratégias de aprendizagem utilizadas no cultivo da horta escolar; e, c) Demonstrar como o cultivo da horta no ambiente escolar favorece o ensino interdisciplinar.   

É oportuno destacar que estudos recentes, como de Costa e Mattos (2021), demonstram que o cultivo de uma horta na escola apresenta um potencial pedagógico imenso, ao possibilitar a interdisciplinaridade e a transversalidade do conhecimento. Desta maneira, afirma-se que a interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Ao integrar as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores, ela intervém sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados.

Nesta perspectiva, o desenvolvimento de projetos voltados para a educação ambiental no contexto rural potencializa o desenvolvimento local por meio da valorização dos conhecimentos tradicionais sobre o plantio e o manejo sustentável da terra.  Portanto, a presente pesquisa possui relevância social e educacional, pois apresenta o cultivo da horta escolar como uma ferramenta metodológica que contribui para o ensino interdisciplinar em escola da zona rural, estimulando o uso dos espaços escolares alternativos e a promoção da consciência ambiental.   

 

  1. Revisão da Literatura

Segundo Barbosa (2007) a horta na escola é uma estratégia viva, capaz de promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre questões ambiental, alimentar e nutricional. Além de estimular o trabalho pedagógico dinâmico, participativo, prazeroso e interdisciplinar.

Assim, o cultivo de hortas escolares como ferramenta pedagógica interdisciplinar vem ganhando espaço nos últimos anos, especialmente em escolas rurais. Sua utilização no âmbito escolar contribui para o aprendizado prático de diversas disciplinas, como Biologia, Matemática, História, dentre outras. Além disso, promove uma maior consciência ambiental e alimentar entre os estudantes (GOMES; SOUSA; FERREIRA, 2018). 

Para Lima et al. (2015), a horta escolar tem o potencial de proporcionar aos estudantes a reflexão sobre os hábitos alimentares, intervindo diretamente na cultura alimentar e nutricional. Deste modo, os estudantes aprendem os benefícios de se cultivar vegetais de forma mais saudáveis, bem como compreender os processos biológicos das plantas, como a germinação, o crescimento e a reprodução.

Neste contexto, a horta tornar-se um ambiente integrador da comunidade escolar, contribuindo como instrumento metodológico para o ensino das diferentes áreas do conhecimento, proporcionando atividades práticas e prazerosas para estudantes, professores, funcionários e familiares (GOMES, 2019).   

Para Fazenda (2008), a interdisciplinaridade caracteriza-se pela capacidade de estabelecer relações com a ciência de diversas áreas do conhecimento, levando o educador e educando a buscar novos caminhos, como mostra o excerto a seguir:

 

A interdisciplinaridade é uma nova atitude diante da questão do conhecimento, de abertura à compreensão de aspectos ocultos do ato de aprender e dos paralelamente expressos, […] uma nova maneira de olhar as questões de ordem epistemológica, metodológica e axiológica vivenciada pelos professores no seu cotidiano nas escolas (FAZENDA, 2008, p. 11)

 

Desta maneira, a horta inserida no ambiente escolar torna-se um laboratório vivo de possibilidades no desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas, unindo a teoria e a prática (OLIVEIRA; PEREIRA; PEREIRA JÚNIOR, 2018). Seu uso como ferramentas metodológicas interdisciplinares tem sido amplamente estudado e apresenta uma série de benefícios para o processo educacional.

As aulas práticas despertam e mantém o interesse dos estudantes, envolvendo-os em investigações científicas (OLIVEIRA; PEREIRA; PEREIRA JÚNIOR, 2018). Assim, a horta escolar transforma-se em um ambiente fértil para o desenvolvimento de habilidades e competências.

Neste sentido, Gomes (2018) afirma que a horta escolar contribui para uma aprendizagem significativa, pois permite aos estudantes relacionar o conteúdo teórico com suas vivências. As atividades práticas como a manutenção da horta podem auxiliar no ensino de Ciências Naturais, Biologia e Geografia ao proporcionar uma compreensão mais aprofundada dos processos naturais e do meio ambiente (BORGES, 2024).

Além disso, Botelho e Gonçalves (2018) destacam que o trabalho em equipe, necessário para o cuidado da horta pode ajudar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.  Assim, o papel da horta escolar como ferramenta pedagógica não se limita ao ensino formal.

Deste modo, a horta em uma escola rural pode funcionar como uma ferramenta interdisciplinar, eficaz na promoção de um aprendizado significativo e integrado. Todavia, para que este objetivo seja alcançado torna-se necessário sua inserção no projeto político-pedagógico da escola.

 

  1. Metodologia

Esta pesquisa trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que visa explorar a complexidade e os múltiplos aspectos da horta escolar como ferramenta metodológica interdisciplinar em uma escola da zona rural. Essa abordagem permite a compreensão profunda das percepções dos professores e alunos sobre o uso desta ferramenta como um recurso de aprendizagem interdisciplinar.

Na pesquisa qualitativa o “[…] sujeito-observador é parte integrante do processo de conhecimento e interpreta os fenômenos, atribuindo-lhes um significado” (CHIZZOTTI, 2017, p. 98). Quanto aos propósitos trata-se de uma pesquisa exploratória pois tem como objetivo “[…] proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses” (GIL, 2021, p. 26).

 Em relação aos procedimentos, este estudo, conta com o apoio da pesquisa bibliográfica por “[…] oferecer meios para definir, resolver, não somente problemas já conhecidos, como também explorar novas áreas onde os problemas não se cristalizaram suficientemente” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 183). E da pesquisa de campo por buscar informações diretamente com a população estudada (GONÇALVES, 2001).

A pesquisa de campo teve como lócus uma escola municipal, localizada na comunidade do Novo Remanso, zona rural do município de Itacoatiara/AM, tendo como participantes os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e os professores envolvidos diretamente no cultivo da horta na escola.

A seleção intencional é adequada para este estudo porque permite a seleção de indivíduos que têm experiências ricas e informativas relacionadas ao fenômeno em estudo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se as entrevistas semiestruturadas, pois permitem explorar as experiências e percepções dos participantes em profundidade. Além disso, empregou-se as observações diretas para compreender o processo do uso da horta como ferramenta de ensino.

Na análise dos dados coletados usou-se a técnica da Análise de Conteúdos proposta por Bardin (2016, p. 19), que consite em “[…] uma técnica de investigação que tem por finalidade a descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo manifesto da comunicação”.

 

  1. Resultados

Os dados coletados demonstram que o uso da horta em escola da zona rural como ferramenta metodológica interdisciplinar apresentam resultados significativos, sendo possível observar um impacto positivo no aprendizado dos estudantes, na conscientização ambiental, na promoção da saúde e alimentação saudável. 

A implementação de uma horta na escola resultou em um aumento no interesse dos estudantes pelas aulas práticas e pelo aprendizado interdisciplinar. Os alunos foram capazes de aplicar os conceitos teórico adquiridos em diferentes componentes curriculares como Ciências, Matemática e Língua Portuguesa, de maneira prática e contextualizada.

A horta escolar serviu como um ambiente propício para discussões sobre temas relacionados aos impactos das atividades humanas no meio ambiente, a importância da agricultura sustentável e a necessidade de preservação do meio ambiente. Além disso, incentivou o consumo de alimentos frescos e nutritivos por parte dos estudantes, promovendo a saúde e alimentação saudável entre os estudantes.  

Dessa forma, o cultivo de uma horta em uma escola rural mostrou-se uma ferramenta eficaz para o ensino interdisciplinar, promoção da consciência ambiental e incentivo à alimentação saudável. Com base na metodologia aplicada, os resultados obtidos foram extremamente positivos. A implementação da horta na escola rural resultou em uma melhoria significativa no engajamento dos alunos nas aulas de Ciências e também de outras disciplinas relacionadas. 

As observações durante o período de estudo mostraram que os alunos participaram ativamente do plantio e cuidado das plantas na horta, como ilustra a Figura 1, a seguir.

Figura 1 – Estudantes participando do plantio na horta escolar.

 
   

Fonte: Acervo da autora (2024).

Além disso, os dados coletados também indicaram um aumento nos níveis de compreensão sobre conceitos científicos entre os alunos. Eles foram capazes de aplicar o conhecimento adquirido em suas aulas teóricas para situações reais na horta.

De acordo com as respostas dos questionários preenchidos pelos pais, houve um aumento no consumo de frutas, vegetais e tubérculos entre os estudantes envolvidos no projeto, como mostra  a Figura 2, a seguir.

Figura 2 – Consumo de tubérculos na escola.

 

Fonte: Acervo da autora (2024).

 

Desta maneira, a implementação da horta como ferramenta interdisciplinar também influenciou na comunidade escolar como um todo. Professores relataram um maior envolvimento dos pais nas atividades escolares e uma maior conscientização sobre questões ambientais, como ilustra a Figura 3, a seguir.

Figura 3 – Envolvimento dos pais na horta escolar.

Fonte: Acervo da autora (2024).

 

Após a aplicação da metodologia, os resultados obtidos foram bastante significativos. Além, de contribuir no desenvolvimento das atividades educativas e pedagógicas, a horta escolar também colaborou para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos, como a cooperação e o respeito ao meio ambiente. Por meio da observação dos participantes e das entrevistas semiestruturadas foi possível perceber um aumento no interesse dos estudantes pelas aulas.

Deste modo, a horta proporcionou um ambiente mais dinâmico e prático, o que estimulou a participação ativa dos estudantes nas atividades pedagógicas. Os alunos demonstraram ter assimilado melhor os conteúdos abordados em sala de aula quando estes estavam relacionados à horta escolar. 

Os professores também relataram benefícios com a implementação da horta escolar. Segundo eles, a horta facilitou o processo de ensino-aprendizagem ao permitir uma abordagem mais concreta e significativa dos conteúdos curriculares.

Ademais, os professores destacaram que a horta promoveu uma maior interação entre os alunos e contribuiu para o desenvolvimento do senso de responsabilidade e do trabalho em equipe. 

Os resultados obtidos neste estudo corroboram com outras pesquisas na área, como por exemplo, de Souza et al. (2016) que apontam que a horta escolar é uma ferramenta pedagógica eficaz para a promoção da aprendizagem significativa e interdisciplinar. E também de Ribeiro e Silva (2017), os quais afirmam que a horta escolar contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e valores como o respeito à natureza.  

 

  1. DISCUSSÃO

Os resultados obtidos a partir do trabalho de conclusão de curso sobre a horta em uma escola da zona rural como ferramenta metodológica interdisciplinar destacaram a importância dessa abordagem no processo educacional. De acordo com Borges (2024), as hortas escolares podem oferecer oportunidades de aprendizagem prática, promovendo uma maior compreensão dos conceitos científicos, bem como promovendo habilidades essenciais de vida, tais como trabalho em equipe e responsabilidade. Um aspecto significativo revelado pelos resultados foi o impacto positivo da horta na motivação e no engajamento dos estudantes.

Os estudantes mostraram um aumento na participação ativa nas atividades da escola e um maior interesse nas disciplinas acadêmicas que foram integradas ao projeto da horta. Isso está alinhado com estudos anteriores que sugerem que o envolvimento dos alunos em atividades práticas, como jardinagem, pode melhorar sua atitude em relação à aprendizagem e aumentar seu interesse pela escola (SILVA, 2021).

Além disso, os resultados indicam que a horta escolar também teve um impacto benéfico na alimentação saudável e no comportamento alimentar dos alunos. Isso é consistente com a literatura que sugere que as hortas escolares podem influenciar positivamente as preferências alimentares das crianças e aumentar o consumo de frutas e vegetais (SILVA, 2020). 

Em termos das implicações desses achados, é claro que a integração de uma horta na estrutura curricular da escola tem o potencial de oferecer benefícios abrangentes. A implementação de tal programa pedagógico pode não só melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também promover estilos de vida saudáveis e uma melhor atitude em relação à aprendizagem. 

Os resultados obtidos por meio da implementação da horta em uma escola da zona rural como ferramenta metodológica interdisciplinar confirma a hipótese levantada durante a pesquisa bibliográfica. Segundo a revisão de literatura, a horta escolar tem um impacto direto na aprendizagem dos alunos (CARVALHO, 2018). Deste modo, os estudantes demonstraram maior retenção de conhecimento, além de desenvolver habilidades práticas e cognitivas.

Outro achado importante foi o aumento do interesse dos alunos pelas matérias disciplinares após a implementação da horta escolar. Neste sentido, o estudo de Ferreira (2016, p. 13) colabora ao afirmar que “[…] as atividades realizadas por meio do desenvolvimento da horta em ambiente escolar permitem proporcionar aos educandos aprendizados em diversas áreas do conhecimento”.

A horta escolar também promoveu o respeito ao meio ambiente entre os alunos. É oportuno salientar que este é um objetivo chave da educação ambiental conforme destacado por Touro (2023), nesta perspectiva, o autor assevera que por meio das atividades na horta escolar, os alunos aprendem sobre sustentabilidade e conservação ambiental de uma maneira prática e visual.

Assim, a horta na escola mostrou-se um recurso pedagógico eficaz na promoção da aprendizagem interdisciplinar, contribuindo tanto no aspecto pedagógico como no social. Neste sentido, Silva (2021) corrobora ao afirmar que a horta escolar pode ser utilizada como um recurso pedagógico para integrar conteúdos curriculares e promover uma aprendizagem significativa.

 

  1. Conclusão

Os dados analisados confirmam que a horta em uma escola da zona rural utilizada como ferramenta metodológica interdisciplinar traz benefícios significativos para o processo de ensino-aprendizagem. Esse recurso pedagógico possibilita um ambiente propício para o aprendizado prático e vivencial, além de promover um espaço de interação e cooperação entre os estudantes. 

 A horta escolar demonstrou ainda, ser uma ferramenta eficaz no ensino interdisciplinar, possibilitando aos alunos uma compreensão mais ampla e integrada dos conteúdos curriculares. Com isso, os estudantes não apenas adquiriram conhecimentos específicos das disciplinas envolvidas, mas também desenvolveram habilidades essenciais como o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas.

É oportuno salientar que, a horta tem o potencial de estimular nos alunos o respeito pela natureza, a consciência ambiental e hábitos alimentares saudáveis. Observou-se também, que os alunos que participaram do projeto apresentaram um aumento na ingestão de vegetais e um maior interesse pelo cultivo dos alimentos. Em termos sociais, a horta contribuiu para fortalecer os laços comunitários ao integrar a escola com as famílias dos alunos e com a comunidade local.

Deste modo, este estudo confirmou a relevância da implantação de hortas como ferramentas metodológicas interdisciplinares em escolas localizadas em áreas rurais, pois permite a integração entre diferentes disciplinas. Além disso, contribui para o fortalecimento da conexão entre a escola e a comunidade rural onde está inserida. Assim, sua implementação funciona como uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem interdisciplinar e fortalecer os laços entre escola e comunidade. 

 

REFERÊNCIAS  

 

BARBOSA, N. V.S. Projeto Educando com a Horta Escolar Caderno I: A horta escolar dinamizando currículo da escola. Brasília: Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Funda Nacional de Desenvolvimento da Educação, Ministério da Educação, 2007.

 

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

 

BORGES, L. A. F. Horta escolar como estratégia para o desenvolvimento de uma educação ambiental crítica. 2024. 117f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-graduação em Geografia, Minas Gerais, 2024.

 

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CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2017.

 

COSTA, C. S.; MATTOS, F. R. P. Ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino remoto: coletânea de propostas. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2021.

 

FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

 

FERREIRA, R. F. Horta escolar como ferramenta para a educação ambiental e alimentar: estudo de caso em escola pública no município de Nova Mutum – MT.  2016. 51 f. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Agrossistemas Amazônicos) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Alta Floresta, 2016.

 

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. [5. Reimpr.], São Paulo: Atlas, 2021.

 

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GOMES, L. F. R. Horta escolar como prática interdisciplinar no ensino fundamental I: possíveis lacunas para a sua manutenção na escola. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Laranjeira do Sul, PR, 2019.

 

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Silva, M. A. C. da. Processo de construção de uma horta agroecológica numa escola. 2021. 55 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, CAV, Licenciatura em Ciências Biológicas, 2021.

 

Souza, A. P. et al. Horta escolar como ferramenta pedagógica na Educação Ambiental: uma experiência no ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 11, n. 2, 2016, p. 92-104.

 

TOURO, C. R. Horta escolar: promovendo educação, saúde e interdisciplinaridade. Revista FT, v. 27, n. 119, fev. 2023.

[1] Pós-graduanda em Metodologia do Ensino de Matemática. Possui MBA em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Nilton Lins. Bacharel em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Nilton Lins. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Nilton Lins. Complementação Pedagógica em Matemática pelo Instituto Federal do Amazonas – IFAM. E-mail: antonia.freitas13@gmail.com.

 

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