THE IMPORTANCE OF PROMOTING THE ENHANCED CULTURE OF PEMÓN HAIR USE OF ICT IN THE CONTEXT OF THE BOLIVARIAN INITIAL SCHOOL SAN IGNÁCIO OF THE BOLIVAR STATE
Fabiana dos Santos Padilha1
Mestra em Educação Intercultural Bilíngue pela Universidade Pedagógica Experimental Libertador, Venezuela.
RESUMO
A integração das tecnologias educativas não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também assegura que as futuras gerações de Pemón possam manter viva sua cultura em meio a um mundo em constante transformação. A educação se torna, dessa forma, um agente de mudança e preservação cultural, essencial para a continuidade dos saberes e práticas que definem a comunidade pemón. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo reflexivo sobre a importância da promoção da cultura Pemón potencializada pelo uso das TICs no contexto da Escola Inicial Bolivariana San Ignácio do Estado Bolívar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com pesquisa de campo, onde a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado aplicado a uma população amostral composta por 8 professores, 1 diretor e o conselho comum da escola. Na realidade, os dados foram oriundos da dissertação de mestrado da autora desse estudo, utilizando-se desse artigo para fins de divulgação científica. Os resultados evidenciaram que, os desafios identificados, como a necessidade de maior infraestrutura tecnológica e capacitação docente, destacam a importância de políticas públicas direcionadas à inclusão digital em comunidades indígenas. Por outro lado, o estudo demonstra que iniciativas pedagógicas interculturais, mediadas pelas TICs, podem fomentar a autonomia cultural e o protagonismo dos povos originários, transformando a educação em um espaço de resistência, inovação e valorização cultural.
Palavras-chave: TICs. Pemón. Educação primária. Bolívar.
ABSTRACT
The integration of educational technologies not only enriches the learning process, but also ensures that future generations of Pemón can keep their culture alive in the midst of a constantly changing world. Education thus becomes an agent of change and cultural preservation, essential for the continuity of the knowledge and practices that define the Pemón community. Therefore, this research aims to carry out a reflective study on the importance of promoting Pemón culture enhanced by the use of ICTs in the context of the Escola Inicial Bolivariana San Ignácio in the State of Bolívar. This is a qualitative research, with field research, where data collection was carried out through a semi-structured questionnaire applied to a sample population consisting of 8 teachers, 1 director and the school’s common council. In reality, the data came from the master’s thesis of the author of this study, using this article for scientific dissemination purposes. The results showed that the challenges identified, such as the need for greater technological infrastructure and teacher training, highlight the importance of public policies aimed at digital inclusion in indigenous communities. On the other hand, the study demonstrates that intercultural pedagogical initiatives, mediated by ICTs, can foster the cultural autonomy and protagonism of original peoples, transforming education into a space of resistance, innovation and cultural appreciation.
Keywords: ICTs. Pemon. Primary education. Bolivar.
1. INTRODUÇÃO
A promoção da cultura Pemón no contexto educacional é essencial para garantir a preservação e valorização das tradições e saberes desse povo. Na Escola Inicial Bolivariana “San Ignacio”, situada no Estado Bolívar, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) emerge como uma ferramenta poderosa para potencializar essa promoção cultural.
As TICs oferecem múltiplas possibilidades de interação e comunicação, permitindo que educadores e alunos explorem de maneira dinâmica e envolvente a rica herança cultural Pemón. Para Oliveira e Silva (2021), ao integrar as TICs no currículo, é possível criar um ambiente educacional em que os estudantes não apenas aprendem sobre sua cultura, mas também a vivenciam e a reinventam em um contexto contemporâneo, fortalecendo sua identidade.
Na realidade, a utilização das TICs na educação Pemón não se limita à mera inserção de tecnologia, mas sim à criação de estratégias que dialoguem com os valores e práticas culturais locais. Como afirmam Pereira e Costa (2022), a implementação de plataformas digitais, vídeos e jogos educativos que retratem as tradições Pemón permitem que os alunos se conectem com sua identidade de maneira mais profunda e significativa. Esse vínculo é vital para a formação de uma autoestima cultural sólida e para a construção de uma narrativa histórica que respeite e valorize as particularidades de sua comunidade.
Além disso, a promoção da cultura Pemón por meio das TICs requer uma formação adequada para os educadores, garantindo que eles possam utilizar essas ferramentas de forma crítica e contextualizada. Segundo Almeida e Santos (2023), a capacitação docente deve incluir não apenas o domínio das tecnologias, mas também um entendimento abrangente da cultura indígena, permitindo que os professores atuem eficazmente como mediadores entre os saberes tradicionais e os novos conhecimentos. Esse processo formativo é imprescindível para que as estratégias pedagógicas desenvolvidas na escola consigam refletir a autenticidade e a riqueza da cultura pemón, engajando os alunos de maneira significativa.
Ao promover a cultura Pemón através do uso das TICs na Escola Inicial Bolivariana “San Ignacio”, abre-se um espaço para que os alunos desenvolvam um sentido de pertencimento e orgulho por sua identidade cultural.
A integração das tecnologias educativas não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também assegura que as futuras gerações de Pemón possam manter viva sua cultura em meio a um mundo em constante transformação. A educação se torna, dessa forma, um agente de mudança e preservação cultural, essencial para a continuidade dos saberes e práticas que definem a comunidade pemón.
Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo reflexivo sobre a importância da promoção da cultura Pemón potencializada pelo uso das TICs no contexto da Escola Inicial Bolivariana San Ignácio do Estado Bolívar.
2. METODOLOGIA
Este estudo utilizou uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo para explorar como o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pôde promover a cultura Pemón no contexto da Escola Inicial Bolivariana San Ignacio, localizada no Estado Bolívar.
A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado aplicado a uma população amostral composta por 8 professores, 1 diretor e o conselho comum da escola. Na realidade, os dados foram oriundos da dissertação de mestrado da autora desse estudo, utilizando-se desse artigo para fins de divulgação científica.
O questionário semiestruturado foi projetado para capturar percepções, práticas e desafios relacionados à integração das TICs no ensino cultural. Além disso, permitiu identificar as iniciativas existentes e as oportunidades para fortalecer a transmissão dos saberes Pemón.
As perguntas do questionário semiestruturado foram as seguintes:
- Está incluído no Projeto Educacional Comunitário Integral (PEIC) atividades relacionadas à promoção da visão de mundo do Povos indígenas Pemón através do uso de tecnologias de informação e Comunicação?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sabe responder
- Na Escola amostral existem cursos de treinamento relacionados a promoção da visão de mundo do povo indígena Pemón através Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sabe responder
- Estão previstos mecanismos de promoção para divulgar a cosmovisão indígena (outdoors, folhetos, cartazes)?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sabe responder
- Estão previstos mecanismos de promoção para divulgar o cosmovisão indígena (Tecnologias de Informação e Comunicação)?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sabe responder
- Você acredita que é pertinente promover a visão de mundo do Povos Indígenas Pemón através do uso das TICs: Instagram, WhatsApp ou internet?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sabe responder
- Você inclui no planejamento da sala de aula, atividades relacionado à promoção da visão de mundo dos Povos Indígenas Pemon?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sabe responder
- São realizadas reuniões de coordenação entre professores para empreender ações ligadas à promoção da cosmovisão indígena Pemón?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sabe responder
- Possuem plataforma tecnológica na Internet e/ou utilizam algumas tecnologias como smartphones na Instituição?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sabe responder
- Professores receberam cursos de treinamento no uso de plataformas tecnologias ligadas às tecnologias de informação e comunicação na Instituição?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sabe responder
- A coordenação se reuni frequentemente com pais, representantes e comunidade em geral para realizar ações para promover cosmovisão do povo indígena Pemón?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sabe responder
- Entre meninos e meninas é comum o uso das TICs como internet, WhatsApp ou Instagram?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sabe responder
- Você participaria de uma proposta pedagógica que envolvesse o promoção da visão de mundo do povo indígena Pemón através uso das TICs?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sabe responder
Os participantes foram selecionados de maneira intencional, com foco nos agentes diretamente envolvidos nas atividades pedagógicas e de gestão escolar. A análise dos dados coletados foi realizada por meio de categorização temática, permitindo uma compreensão aprofundada das dinâmicas entre as TICs e a preservação cultural na escola.
O estudo buscou contribuir para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e políticas públicas que valorizem a interculturalidade e promovam a inclusão tecnológica nas comunidades indígenas.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Com a finalidade de se cumprir com o objetivo proposto nesse estudo, optou-se pela construção desse quadro com as respostas das questões do questionário semiestruturado aplicado aos professores (8), ao diretor da escola (1) e ao conselho comum (1), totalizando um total de 10 amostras.
Quadro 1. Resultado da pesquisa em porcentagem (%)
Questões | Sim | Não | Não sabe responder |
1 | 0,0% | 100% | 0,0% |
2 | 0,0% | 100% | 0,0% |
3 | 0,0% | 100% | 0,0% |
4 | 0,0% | 100% | 0,0% |
5 | 100% | 0,0% | 0,0% |
6 | 100% | 0,0% | 0,0% |
7 | 0,0% | 100% | 0,0% |
8 | 100% | 0,0% | 0,0% |
9 | 0,0% | 100% | 0,0% |
10 | 0,0% | 100% | 0,0% |
11 | 100% | 0,0% | 0,0% |
12 | 100% | 0,0% | 0,0% |
Fonte: Dados da pesquisa, 2024.
Por meio dos resultados obtidos verificou-se que as atividades relacionadas à promoção da visão de mundo do Povos indígenas Pemón através do uso de das TICs não estão incluídas no Projeto Educacional Comunitário Integral (PEIC) da Escola Inicial Bolivariana San Ignacio.
Estas ações estão longe do que deveriam ser, uma vez que não coincidem com o que está estabelecido na Lei do Patrimônio Cultural do Povo e comunidades indígenas quando diz que o Estado tem o dever de salvaguardar, revitalizar, conservar, defender e promover a integridade e segurança do património cultura dos povos e comunidades indígenas. cada pessoa de direito natural ou jurídico, público ou privado, no território nacional é corresponsável pelo cumprimento das este dever. (Art. 5).
O que se pode inferir é que a educação é um meio essencial para a preservação e valorização das culturas indígenas. No entanto, nessa escola amostral observou-se a ausência de cursos que utilizem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta para promover a visão de mundo dessa comunidade. Essa lacuna reflete um desafio significativo no contexto educacional, cultural e tecnológico.
Na realidade, as TICs desempenham um papel crucial na difusão do conhecimento e na valorização de culturas marginalizadas, permitindo a preservação de línguas, histórias e tradições por meio de plataformas digitais.
Segundo Jara et al., (2022), a inclusão de tecnologias no ensino de comunidades indígenas tem o potencial de empoderar os povos originários, fornecendo ferramentas para documentar e compartilhar sua cosmovisão, ao mesmo tempo em que promovem o diálogo intercultural. Contudo, a implementação dessas iniciativas requer treinamento específico para educadores e estudantes, algo que ainda não está presente na Escola Inicial Bolivariana San Ignacio.
Além disso, a falta de cursos voltados para a integração cultural e tecnológica dos Pemón contradiz as diretrizes das políticas educacionais inclusivas na Venezuela. De acordo com Albornoz e Rodríguez (2021), é essencial que as escolas localizadas em territórios indígenas ofereçam programas pedagógicos que respeitem e integrem os saberes tradicionais ao ensino moderno, utilizando as TICs para fortalecer a identidade cultural. Na prática, a ausência dessas iniciativas na escola mencionada pode resultar na perda gradual de aspectos fundamentais da visão de mundo Pemón, como sua relação com o meio ambiente, espiritualidade e organização social.
A exclusão das TICs no contexto cultural Pemón também reflete barreiras estruturais e econômicas. Estudos de Ramírez e Pérez (2020) destacam que, em muitas regiões indígenas, a falta de infraestrutura tecnológica e de formação especializada para os educadores limita as possibilidades de desenvolvimento de programas integradores.
Na Escola Inicial Bolivariana San Ignacio, a ausência de conectividade, equipamentos e professores capacitados em contextos interculturais são desafios a serem superados para que os cursos de treinamento possam ser implementados (Gráfico 1).
Gráfico 1. Resultados da pesquisa.
Fonte: Dados da pesquisa, 2024.
Nesse sentido, a implementação de cursos que promovam a visão de mundo dos Pemón utilizando TICs exige uma abordagem integrada, envolvendo a comunidade local, gestores escolares e autoridades educacionais. Para tanto, recomenda-se o desenvolvimento de políticas públicas que contemplem a inclusão digital indígena, como forma de garantir o direito à educação intercultural e tecnológica, conforme preconizado pela Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas (ONU, 2007).
Essa análise demonstra a relevância de superar as barreiras existentes e promover a valorização da cultura Pemón por meio das TICs, alinhando o ensino às necessidades contemporâneas e à preservação do patrimônio cultural indígena.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) oferecem uma oportunidade singular para a promoção e valorização das culturas indígenas no mundo globalizado. No caso do povo indígena Pemón, o uso de plataformas como Instagram, WhatsApp e outras ferramentas baseadas na Internet tem grande potencial para preservar e disseminar sua visão de mundo, promover o diálogo intercultural e fortalecer sua identidade cultural.
A visão de mundo dos Pemón, que inclui elementos como a relação harmoniosa com o meio ambiente, as tradições orais e a espiritualidade, está ameaçada pela homogeneização cultural promovida pela globalização.
Carvalho e Silva (2021) denotam que a utilização das TICs permite que comunidades indígenas documentem e compartilhem sua cultura de maneira autônoma, transformando-se em agentes ativos na preservação de seus valores. O Instagram, por exemplo, pode ser usado para compartilhar narrativas visuais e histórias através de imagens, vídeos e textos curtos, que têm forte apelo entre audiências jovens e globais.
Da mesma forma, o WhatsApp pode ser empregado como ferramenta de comunicação comunitária e educacional. Essa plataforma é amplamente acessível, mesmo em regiões de infraestrutura limitada, e pode ser utilizada para a troca de conhecimentos culturais entre os próprios Pemón e outras comunidades. Sánchez e Ortega (2020) destacam que o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens por povos indígenas já demonstrou eficácia na mobilização política, na troca de saberes tradicionais e no fortalecimento da coesão social.
No entanto, o uso dessas TICs deve ser contextualizado culturalmente para respeitar os valores e práticas dos Pemón. Martins e Oliveira (2022) enfatizam que qualquer intervenção tecnológica deve ser precedida de um processo de consulta e colaboração com as comunidades, para que as ferramentas sejam utilizadas de forma alinhada às suas necessidades e prioridades. Além disso, é importante considerar o acesso desigual à internet e a alfabetização digital, fatores que podem limitar o impacto das TICs se não forem abordados adequadamente.
Nesse contexto, a Internet, de maneira mais ampla, oferece acesso a plataformas educacionais e culturais que podem ajudar os Pemón a documentar sua história, compartilhar sua língua e articular suas demandas de forma global. A UNESCO (2021) destaca que a inclusão digital de povos indígenas é uma prioridade estratégica para garantir a preservação cultural e a inclusão social no século XXI.
Portanto, é pertinente promover a visão de mundo dos Pemón utilizando Instagram, WhatsApp e a Internet, desde que tais iniciativas sejam conduzidas com sensibilidade cultural e apoio técnico. Essas ferramentas não apenas permitem a preservação e disseminação de sua cultura, mas também facilitam o acesso a direitos fundamentais, como educação e comunicação.
O uso dessas TICs deve ser pensado como um caminho estratégico para a promoção de um futuro onde a diversidade cultural seja valorizada e preservada, integrando as tradições Pemón às possibilidades do mundo digital.
Participar de uma proposta pedagógica que integre a promoção da visão de mundo do povo indígena Pemón ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é fundamental para garantir a valorização cultural, a preservação das tradições e o fortalecimento da identidade indígena. Essa abordagem permite que a educação atenda às necessidades específicas da comunidade Pemón, conectando-a às possibilidades contemporâneas de expressão e aprendizado, sem comprometer os valores e saberes tradicionais.
As TICs, quando aplicadas em contextos educativos interculturais, oferecem ferramentas poderosas para documentar, disseminar e perpetuar saberes indígenas. Segundo Freire e Santos (2022), a integração de tecnologias digitais em práticas pedagógicas pode promover um diálogo entre os conhecimentos tradicionais e o mundo globalizado, permitindo que os povos indígenas compartilhem sua cosmovisão e fortaleçam sua autonomia cultural. Por exemplo, o uso de plataformas digitais para registrar histórias orais, músicas e conhecimentos ecológicos pode garantir que essas tradições sejam preservadas e transmitidas para as futuras gerações.
Além disso, uma proposta pedagógica que incorpore as TICs pode empoderar os jovens Pemón, conectando-os ao mundo digital de forma alinhada aos valores de sua comunidade. Conforme Oliveira e Almeida (2021), o ensino mediado por TICs proporciona aos estudantes indígenas habilidades digitais que são indispensáveis no século XXI, ao mesmo tempo que preserva a centralidade da identidade cultural. Essa abordagem também oferece uma oportunidade para que os Pemón sejam protagonistas na construção de narrativas sobre si mesmos, promovendo visibilidade e respeito por sua cultura em contextos nacionais e internacionais.
A participação em tais propostas pedagógicas não beneficia apenas os indígenas, mas também contribui para uma sociedade mais diversa e inclusiva. A UNESCO (2021) destaca que a promoção da interculturalidade nas escolas, utilizando as TICs, é um caminho estratégico para combater a discriminação cultural e linguística, fomentando o respeito pela diversidade. A troca de saberes promovida por essas iniciativas enriquece tanto os educandos indígenas quanto não indígenas, criando espaços de aprendizado mútuo e de valorização da pluralidade cultural.
Por outro lado, a ausência de propostas pedagógicas que promovam a visão de mundo Pemón por meio das TICs representa uma perda significativa para a educação e para a preservação de suas tradições. Segundo Gutiérrez e Rocha (2020), a falta de iniciativas que integrem tecnologias no contexto cultural indígena contribui para a marginalização dessas comunidades, reforçando barreiras sociais e culturais.
Dessa forma, participar de uma proposta pedagógica que promova a visão de mundo do povo Pemón por meio das TICs é essencial para fomentar o respeito à diversidade cultural, a inclusão digital e a formação de uma sociedade mais equitativa. Essa abordagem não apenas preserva a riqueza cultural dos Pemón, mas também oferece a eles ferramentas para enfrentar os desafios contemporâneos com autonomia e protagonismo.
Assim, a integração das TICs ao ensino intercultural dos Pemón revela-se, assim, um caminho inovador e necessário para aliar tradição e modernidade, promovendo uma educação transformadora e inclusiva.
4. CONCLUSÃO
A promoção da cultura Pemón, aliada ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), revela-se uma abordagem estratégica para a preservação e fortalecimento das tradições culturais no contexto da Escola Inicial Bolivariana San Ignacio, no Estado Bolívar.
Este estudo evidenciou que as TICs não apenas facilitam o aprendizado e a inclusão digital, mas também desempenham um papel crucial na revitalização das práticas culturais e linguísticas indígenas, permitindo que conhecimentos ancestrais sejam documentados, transmitidos e valorizados pelas novas gerações.
A integração das TICs no ambiente educacional fortalece a identidade cultural dos alunos, ao mesmo tempo que os prepara para os desafios de um mundo digitalizado. Além disso, essa abordagem promove a interculturalidade, criando pontes entre o saber tradicional e os avanços tecnológicos, garantindo que a cultura Pemón seja não apenas preservada, mas também celebrada e adaptada às demandas contemporâneas.
Os desafios identificados, como a necessidade de maior infraestrutura tecnológica e capacitação docente, destacam a importância de políticas públicas direcionadas à inclusão digital em comunidades indígenas. Por outro lado, o estudo demonstra que iniciativas pedagógicas interculturais, mediadas pelas TICs, podem fomentar a autonomia cultural e o protagonismo dos povos originários, transformando a educação em um espaço de resistência, inovação e valorização cultural.
Logo, a promoção da cultura Pemón, potencializada pelo uso das TICs, representa uma ferramenta poderosa para a preservação do patrimônio cultural, o empoderamento comunitário e a construção de um futuro sustentável para as comunidades indígenas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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Ramírez, D., & Pérez, S. (2020). Desafios tecnológicos na educação intercultural indígena. International Journal of Educational Development, 50(1), 34-50.
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