MASSAGE THERAPY ASSOCIATED WITH INTEGRATIVE AND COMPLEMENTARY PRACTICES (PICS) FOR THE TREATMENT OF ANXIETY AND DEPRESSION: LITERATURE REVIEW
Raquel Barroso Soares1
Aluna do Curso Técnico de Massoterapia do CETAM-Galiléia.
Dênis de Freitas castro2
Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
RESUMO
Os transtornos de ansiedade e depressão são os transtornos psiquiátricos mais comuns na sociedade. Os transtornos comumente apresentados são decorrentes de ansiedade, estresse, podendo ser aliviados com o uso das Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Dessa maneira, este artigo tem por objetivo identificar, por meio de uma revisão de literatura, estudos que analisaram a eficácia da Massoterapia e Terapias Integrativas que auxiliam no tratamento da depressão e ansiedade, destacando as Terapias Corporal e identificando seus efeitos fisiológicos e Psicológicos que as Terapias podem trazer a esses pacientes. O método utilizado no estudo é de revisão de literatura, por meio de buscas online das produções de artigos científicos como Medline, Scielo, Lilacs. Os resultados desse estudo indicaram que a Massoterapia juntamente com as PICs se destaca como uma prática terapêutica complementar eficaz para o tratamento da depressão e ansiedade, cujos benefícios promovidos são diversos, além de aumentar os níveis de dopamina e serotonina, duas substâncias que regulam o humor e fazem com que os pacientes se sintam mais felizes e tranquilos. Portanto, apesar de a massoterapia não substituir o tratamento principal, a terapia corporal contribui muito no tratamento e é altamente recomendada para o alívio dos sintomas, possui muitos outros benefícios à saúde mental e física. Logo, as Terapias corporais regulam e melhoram a ansiedade, depressão e diversos outros fatores, trazendo diversos benefícios a esses pacientes, sendo uma grande aliada na depressão, ansiedade, promovendo bem-estar, auxiliando no equilíbrio e proporcionando melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Transtornos. Massoterapia. Práticas integrativas. Tratamento.
ABSTRACT
Anxiety and depression disorders are the most common psychiatric disorders in society. Anxiety is characterized as a vague and unpleasant feeling, characterized by tension or discomfort derived from anticipation. Depression is the result of a complex interaction of social, psychological and biological factors. People who have experienced difficult situations during their lives (grief, psychological trauma, fear) are more likely to develop depression. The objective is to highlight the effectiveness of Massage Therapy for Anxiety Disorders and depression and identify the physiological effects that massage can bring to these patients. The method used in the study is a literature review, through online searches of the productions of scientific articles such as Bireme, Medline, Scielo, Lilacs. This study indicated that it increases the levels of dopamine and serotonin, two substances that regulate mood and make patients feel happier, more willing and calmer, with good self-esteem and confidence. Therefore, although massage therapy does not replace main treatment, massage contributes greatly to the treatment and is highly recommended for treating depression and relieving symptoms, it has many other benefits to mental and physical health, with most behavioral, mood, stress and pain problems being caused by biochemical dysregulation. Therefore, massage regulates and improves anxiety, depression, attention and several other factors, bringing several benefits to these patients, being a great ally in depression, stress, anxiety, promoting well-being, helping with balance and providing better quality. of life.
Keywords: Disorders. Massage therapy. Integrative practices. Treatment
1. INTRODUÇÃO
Sabe-se que o transtorno depressivo ou depressão é um grave problema de saúde pública, pela alta prevalência na população, causando um grande impacto na morbidade, mortalidade e qualidade de vida dos indivíduos afetados (BOAREATO, SILVA e MARTINS, 2020).
D ́ávila et al., (2020) denota que estamos em uma geração de pessoas ansiosas, depressivas e estressadas, mas o que poucos sabem é que ter uma alimentação equilibrada, com um planejamento dietético adequado, pode ajudar no controle da saúde mental. Na verdade, a ansiedade é um sentimento vazio que está interligado ao medo e a preocupação excessiva de algo que ainda vai acontecer, sendo comum que o indivíduo tenha sintomas físicos, como sudorese e arritmia cardíaca.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 22 de março de 2022, a pandemia ocasionou aumento de 25% dos níveis de ansiedade e casos de depressão, com isso levou 90% dos países incluírem a saúde mental dentro da assistência psicossocial.
Nessa perspectiva, surgiram as Práticas Integrativas e Complementares (PIC), atuando como um importante espaço na atualidade, já que tem como objetivo proporcionar um equilíbrio energético entre corpo e mente, sem o uso de medicamentos (OMS, 2021).
Desse modo, esta pesquisa tem a finalidade de responder os seguintes questionamentos: De que modo a massoterapia pode contribuir no tratamento desses transtornos? Como as Terapias Complementares podem auxiliar na melhoria dos sintomas de pessoas acometidas por ansiedade e depressão? Quais os benefícios dessas terapias corporais para o tratamento dessas Patologias?
Na busca de responder esses questionamentos, propôs como objetivo principal identificar os benefícios da massoterapia como uma terapia integrativa e complementar para pessoas acometidas por depressão e ansiedade. Teve-se, ainda, como objetivos específicos revisar na literatura a eficácia da Massoterapia e Práticas integrativas complementares em quadros de depressão e ansiedade e verificar quais efeitos fisiológicos que as Terapias Corporais trazem a esses pacientes acometidos por esses transtornos.
2. METODOLOGIA
Este estudo trata-se de uma revisão de literatura, (Gil, 2019), sendo consultados artigos científicos publicados em periódicos no período de 2019 a 2024 nas bases eletrônicas: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE).
As palavras-chave utilizadas foram: Transtorno, Massoterapia, Tratamento e PICs e tratamento. Foram encontrados 30 artigos sobre trabalhos científicos dentre as plataformas utilizadas para pesquisa. Após a leitura dos títulos dos artigos, foram excluídos os que não diziam respeito ao propósito deste estudo e foram selecionados 10 artigos que preenchiam os critérios de inclusão propostos e que foram utilizados para compor a revisão de literatura.
Os critérios de inclusão foram: estudos disponíveis em sua totalidade que abordassem a temática do estudo e indexados nas referidas bases de dados no período de 2019 a 2024, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram excluídos artigos que não abordassem o tema proposto, capítulos de livros, resumos, textos incompletos, monografias, teses, trabalhos de conclusão de curso (TCC), relatos técnicos, artigos duplicados nas bases de dados e publicações fora do período estipulado.
3. REVISÃO DE LITERATURA
Essa sessão tem como objetivo descrever os tópicos chaves para maior e melhor compreensão do assunto em questão, a Massoterapia associado a práticas integrativas e Complementares, (PIC), para tratamento de ansiedade e depressão.
3.1 DEPRESSÃO
A desordem depressiva se destaca como uma das dez doenças mais debilitantes em todo mundo e como causa iminente da redução na qualidade de vida, levando em conta as esferas físicas, psicológicas e sociais (CARVALHO, 2021). É capaz de intervir em processos biológicos que medeiam a coagulação, regulação neuroendócrina, inflamação, sono e apetite, mecanismos capazes de desencadear a morte prematura dos pacientes, além de ser um dos fatores responsáveis por estimular o suicídio (SILVA, 2020).
No Brasil, em 2019, 16,3 milhões de adultos obtiveram diagnóstico de transtorno depressivo, refletindo 10,2% da população brasileira, com prevalência de 14,7% no sexo feminino e 5,1% no sexo masculino (BRASIL, 2021). Para Noal, Passos e Freitas (2020) a depressão caracteriza-se como um conjunto de transtornos no humor e entre os principais sinais temos: a tristeza; isolamento; falta de confiança; visões negativas; perda de interesse pelas atividades sociais; alterações no apetite e sono, podendo em alguns casos evoluir para quadros de suicídio.
A depressão é considerada um dos grandes danos à saúde mental, sendo uma das causas de afastamento do trabalho, assim, como: malefícios funcionais, sociais, intelectuais e financeiros. Seu principal sinal é o resultado de: crescente solidão, afastamento de pessoas ou grupo social, raiva, sentimentos negativos e insegurança quanto ao futuro. As causas são multifatoriais, porém de difícil diagnóstico clínico (CARVALHO, 2021).
3.2 ANSIEDADE
A ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso, e passa a ser um problema quando vira um transtorno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2021), foi estimado que cerca de 264 milhões de pessoas sofrem com algum transtorno de ansiedade no mundo.
A ansiedade é caracterizada por um sentimento complexo que envolve simultaneamente medo, inquietude, apreensão e pensamentos recorrentes sobre o futuro, que podem levar a irritabilidade, alterações de comportamento e até sensações de tristeza (CARVALHO, 2021).
Existem várias etiologias envolvidas na origem da ansiedade, como interações de fatores neurobiológicos, psicossociais, ambientais e também pode envolver a predisposição genética. Exemplos desses fatores são: histórico familiar de doenças psiquiátricas em familiares de 1° grau, comorbidades, trauma, estresse, dentre outros. A prevalência desses transtornos de ansiedade do mundo gira em torno de 7,3%.
3.3 EFEITOS FISIOLÓGICOS E PSICOLÓGICOS DAS TERAPIAS CORPORAIS
A prática da massagem proporciona o relaxamento corporal, liberação de tensões, alívio para dores, espasmos e retrações decorrentes da idade. Na massagem usa-se fricção, compreensão e mobilização dos tecidos do corpo, podendo ser praticada em áreas localizadas em todo corpo, dependendo do tratamento.
A resposta que ocorre por meio do sistema nervoso acontece através dos receptores sensoriais táteis, que traz mudanças dos impulsos motores, equilibrando a homeostase e a liberação dos neurotransmissores. Já no sistema endócrino a massagem ajuda na ação de substâncias químicas como adrenalina/epinefrina e a norepinefrina/noradrenalina, sendo elas substâncias importantes para funções de excitação simpática do corpo, responsáveis pela ativação e alerta em geral de seus comportamentos (SILVA et al., 2020).
De acordo com o estudo de Faro et al., (2020), o toque tem efeito de terapia ao promover relaxamento, cura e alívio de dores e tensões. Ao tocar alguém, o corpo pode ter ações: fisiológicas, químicas, mecânicas, psicológicas, estéticas, terapêuticas, clínicas, educacionais e de prevenção. Nesse estudo, os autores questionaram os seus benefícios, demonstraram que há ação sobre tecidos moles ou fluidos corporais, estimulando sistema sanguíneo, linfático, endócrino e nervoso. Com a massagem alcançou-se a melhoria da circulação sanguínea e linfática e consequentemente, das respostas neuromusculares provocando baixa da depressão e ansiedade.
3.4 MASSOTERAPIA E PICs PARA TRATAMENTO DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO
Tem crescido muito a procura pelas PICs depois da vinda da pandemia do COVID-19 e segundo a resolução do CFF N° 572 de 25/04/201 exato no inciso III fala a atuação do farmacêutico e suas devidas atribuições dentro das práticas integrativas, ajudando consequentemente a promoção de saúde para corpo e mente (BRASIL, 2021).
As práticas são ferramentas que podem ser utilizadas como complementares no tratamento depressivo, assim como ser o tratamento de escolha para mulheres grávidas ou em período puerpério em que opções não farmacológicas são as mais indicadas (BRASIL, 2020).
Ressalta-se que a abordagem em uso de PICS não substituiu as intervenções próprias da Psicologia e da Medicina no tocante à saúde mental, estando em caráter complementar. Neste sentido, ressalta-se que o próprio COFFITO dispõe acerca da não concorrência entre as PICS e os tratamentos convencionais, apenas possibilitando um cuidado mais integral da saúde da população (OMS, 2021).
3.5 BENEFÍCIOS DAS TERAPIAS CORPORAIS
Os benefícios podem ser vistos no organismo como um todo, na redução de dores físicas, melhoras relativas a hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e avanços positivos em doenças mentais como ansiedade, depressão e diminuição do estresse (AMADO, 2020). Visam enxergar e tratar o indivíduo como um ser multidimensional, criando maior confiança e vínculo entre o profissional de saúde e o paciente (HABIMORAD, 2020).
De acordo com Menicalli (2020), a massagem ajuda na redução da depressão, agindo no hormônio responsável por causar estresse, que é o cortisol. A prática ajuda na redução dos níveis do cortisol, trazendo mais tranquilidade e proporcionando relaxamento, bem como contribui para o bom humor, aumentando o nível dos neurotransmissores chamados dopamina e serotonina, responsáveis pelo prazer, pela felicidade e pelo bem-estar. Nos quadros de depressão, a serotonina está em baixa, então aumentar os níveis dessa substância é essencial para superá-los.
Os métodos de massagem são simples e eficientes para produzir respostas mediadas por meio do sistema nervoso, da interação com o sistema endócrino e dos sistemas circulatórios. Além disso, ela é capaz de ajudar a diminuir o uso de fármacos em casos de manifestações brandas de sintomas em determinadas disfunções, diminuindo o risco de efeitos colaterais (FARO et al., 2020).
Para o tratamento da depressão, a massagem poderá auxiliar os pacientes com essa doença, pois ela ajuda na redução da depressão ao agir no hormônio responsável causador do estresse, o cortisol (SOUSA, 2019). A prática frequente de massagem ajuda na redução dos níveis de depressão.
Andrade et al., (2020), explica que quando se realiza a massagem nos pacientes, ela sempre reage de formas diferentes às manipulações musculoesqueléticas, podendo assim, desencadear processos e produção de substâncias que podem atuar na recuperação, no bem-estar físico e mental, com reflexos positivos na saúde do paciente.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
De acordo com as pesquisas realizadas nas bases utilizadas para o desenvolvimento deste estudo pode-se inferir que para o tratamento da depressão, a massagem poderá auxiliar os pacientes com essa doença, pois ela ajuda na redução da depressão ao agir no hormônio responsável causador do estresse, o cortisol como denota Nessi, Rocha e Ness (2020).
É importante ressaltar que as Terapias Corporais podem servir como Terapias Complementares para tratamento de ansiedade e depressão, sendo utilizado para outros fins terapêuticos.
Silva et al., (2020) afirma que as práticas são ferramentas que podem ser utilizadas como complementares no tratamento depressivo, assim como ser o tratamento de escolha para mulheres grávidas ou em período puerpério em que opções não farmacológicas são as mais indicadas.
Já Amado (2020) denota que, os benefícios da massoterapia para esses transtornos influenciam tanto no bem estar físico como no psicológico. Nesse sentido, os benefícios podem ser vistos no organismo como um todo, na redução de dores físicas, melhoras relativas a hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e avanços positivos em doenças mentais como ansiedade, depressão e diminuição do estresse.
Desse modo, as técnicas da massagem permitem a integração da pessoa referente aos aspectos físicos, mental e emocional, promovendo sensações de bem-estar, equilíbrio das disfunções emocionais.
Logo, como explica Menicalli (2020), os métodos de massagem são simples e eficientes para produzir respostas mediadas por meio do sistema nervoso, da interação com o sistema endócrino e dos sistemas circulatórios. Além disso, é capaz de ajudar a diminuir o uso de fármacos em casos de manifestações brandas de sintomas em determinadas disfunções, diminuindo o risco de efeitos colaterais
5. CONDERAÇÕES FINAIS
Por meio dessa pesquisa, pode-se dizer que a massoterapia juntamente com as PICs se destaca como uma prática terapêutica eficaz para o tratamento de ansiedade e depressão, cujos benefícios são diversos, melhorando significativamente na depressão, por seus efeitos sedativos, atua regulando as emoções, causando sensação de conforto e bem estar, além de diminuir a ansiedade, entre outros.
A partir da literatura científica na área, identificou-se que a massoterapia e às Práticas integrativas possui inúmeros benefícios, relaxamento do corpo, reabilitação do sono e melhorias no sistema imunológico, ajudando na redução da depressão e da ansiedade porque age no hormônio responsável por causar estresse, o cortisol. O corpo libera também serotonina e endorfina, que combatem diretamente incômodos físicos, ajuda com a sensação de bem-estar e melhoram o humor.
Logo, além de ser um procedimento alternativo, as Terapias corporais agrupam técnicas tradicionais de real importância para tratar inúmeras causas de distúrbios de origem física e mental, associadas a outras terapias convencionais, cujos métodos, são aplicados para identificar e tratar doenças que desequilibram o bem-estar físico e mental de pacientes.
REFERÊNCIAS
- ANDRADE, M. D. G.; PEREIRA, M. M. V. J.; MERÊNCIO, P. P.; PEREIRA, R. J. Benefícios físicos e mentais da massagem terapêutica. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer – Goiânia, v.17 n.32; p. 134 2020.
- BOAREATO, J. P.; SILVA, M. Z.; MARTINS, E. A. P. Ansiedade e depressão na universidade: contribuições da terapia comunitária integrativa. Temas em Educ. e Saúde, v. 16, n. esp. 1, p. 296-310, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/art icle/view/14309/9779.Acesso em:01 Mai.2024.
- BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Recomendação Nº 041, de 21 de maio de 2020. Recomenda ações sobre o uso das práticas integrativas e complementares durante a pandemia da Covid-19. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/recomendacoescns/1192-recomendacao-n-041-de-21-de-maio-de-2020>. Acesso em: 02 Mai. 2024.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Banco de dados do Sistema Único de Saúde DATASUS.Disponívelem:http://www2.datasus.gov.br/cid10/V2008/WebHelp/f40_f48.htm. 2020. Acesso em: 02 Mai.2024.
- CARVALHO, A. S. Ansiedade e Depressão na Pandemia: o uso de substâncias na busca pela qualidade de vida. 2021. Monografia (Graduação em Farmácia). Centro Universitário AGES. Paripiranga, 2021.
- D’ÁVILA, L. I., et al. Processo patológico do transtorno de ansiedade segundo a literatura digital disponível em português – revisão integrativa. Revista Psicologia e Saúde, 12(2), 155-168. 10.20435/pssa.v0i0.922. 2020.
- FARO, A et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2020, v. 37, e200074. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074>. Epub 01 Jun. 2020. ISSN 1982-0275. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074.Acesso em 01 Mai. 2024.
8. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
- NESSI, A. A. O.; ROCHA, M. B.; NESS, A. L. S. Os benefícios da massagem para o bem estar. FIEP Bulletin On-line, v. 90, n. 1, p. 329-335, 2020.
- NOAL, D. S.; PASSOS, M. F. D.; FREITAS, C. M. Recomendações e orientações em saúde mental e atenção psicossocial na COVID-19. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2020.
- Organização Mundial de Saúde (OMS). Depression, 2021. Disponível em: http://www.emro.who.int/health-topics/depression. Acesso em: 02 Mai.2024.
- SILVA, J. A. et al. A massoterapia na qualidade de vida e saúde mental dos participantes do centro de convivência arte de conviver de Jataí-GO. 2020. Disponível em: 28 https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/399/o/JESSICA_ALVES_SILVA.pdf. Acesso em: 02 de maio de 2024.